top of page

8. A ORAÇÃO A DEUS

A oração a Deus é, em essência, comunicar-nos com Ele. Pedimos o que precisamos, agradecemos por aquilo que foi concedido etc. É eficaz quando somos sinceros, humildes e espontâneos quando a realizamos, e lembrando a epígrafe 2.2. deste trabalho: nossa mensagem mental chega sempre ao Alto através do cordão de prata, de uma forma tão  intensa e rápida quanto maior for nossa fé e receptividade diante do Senhor, e a ajuda chega sempre na justa forma e medida que precisamos para encarar os desafios que devamos enfrentar neste plano.

Isto significa que, mesmo estando bem conectados com Deus, vamos ter que viver determinados conflitos que sempre servirão para o nosso desenvolvimento espiritual. Se constantemente nossas necessidades fossem satisfeitas na hora, se não tivéssemos que esforçar-nos para superar as adversidades, seríamos apenas deficientes vitais, vaidosos, frívolos, incapazes de compreensão e compaixão para com os demais, dentre outras coisas. Neste plano, é totalmente necessário que o ser humano conheça, sim, o amor, o crescimento, a própria ação e força criadora, a saúde, a alegria… mas também os limites que nos impõem a doença, a impotência, a restrição e, em resumo, a morte. Apesar disso, é óbvio que este último não significa que para crescer nós tenhamos que procurar pelas situações que provoquem sofrimento, dor. As provações que precisamos para desenvolver-nos são exatamente aquelas que nos são dadas sem procurá-las. Causar danos a nós próprios ou nos colocar em situações de conflito de modo desnecessário, não nos aproxima da evolução, mas da doença; não nos faz humildes, nos faz sobérbios espirituais.

O caminho vital positivo consiste, então, em uma relação de colaboração com Deus na qual devemos caminhar com as nossas próprias pernas, e nas situações específicas, caso seja imprescindível, podemos pedir e receber sua ajuda, sempre na medida e forma adequadas para o maior desenvolvimento de nosso ser.  

 


8.1. A oração adequada
 

Quando a oração é adequada, sentimos que “sai do coração” e quando a realizamos não a sentimos como uma carga.

Tanto faz se consiste em uma fórmula fixa, escrita por nós mesmos, por outros ou de um discurso espontâneo. O que importa realmente é que, tratando-se de um ou outro caso, a pessoa perceba que se sente bem com ela, que precisa dela, como quando alguém come um prato do qual gosta e que o alimenta.

Em resumo, toda oração realizada com fé e amor é eficiente e se em algum momento sentimos que nossa fé enfraquece, é preciso pedi-la para Deus, pedir que não nos solte.

Se, por outro lado, nunca tivemos fé, é preciso apenas fazer o teste e pedi-la, perseverar nisso. Para muitas pessoas, o início da comunicação ciente com Deus é conflituosa, pois é comum que tenham sofrido enganos e frustrações em relação à vida espiritual. Ou pior ainda, podem ter chegado a ser programadas mentalmente para rejeitá-la e experimentam uma mistura de desconfiança, ressentimento e, ao mesmo tempo, desejo de contato. Aqui é preciso insistir, já que pode ser necessário para a nossa alma ter que esforçar-se para chegar a conseguir esse contato (para eliminar vaidades ou ódios, por exemplo) e é necessário ter cuidado para não cair na tentação de ser hostil contra o Senhor, porque “Deus resiste aos soberbos”.

 


8.2. A oração inadequada
 

Formas de orar inadequadamente:

1. Quando oramos de forma mecânica, automática, por obrigação, com tédio; orando, mas pensando em outras cosas.

2. As orações compridas, maçantes, complicadas ou pomposas costumam tornar mais difícil a sinceridade e a autêntica conexão com o Espírito.

3. Quando oramos pedindo o mal para outros, pois Deus é, em essência, amor.

4. Quando oramos sem fé.

5. Quando utilizamos fórmulas egocêntricas. Isto é, focadas no eu, do tipo: “eu abençoo”, “eu ordeno”, “eu decreto”, “eu desafio”...

Quando a pessoa recorre a estas fórmulas existe a tentação de acreditar que a energia vem dela mesma, o ego pode crescer e sentimentos de grandeza e omnipotência podem começar a serem experimentados, sendo que, realmente, quando a oração de proteção produz seus efeitos benéficos, a energia que nos é ofertada vem do Alto.

Caso este envaidecimento aconteça, o Espírito Divino não pode lhe enviar sua energia porque ela está vibrando desde as baixas paixões, está fraca e, consequentemente, fica indefesa diante das entidades que, é claro, aproveitarão para excitar ainda mais esses sentimentos de falsa onipotência e dominá-la ainda mais severamente.

 


8.3. As entidades negativas e a oração a Deus
 

Como já foi comentado, quando a pessoa ora para Deus, as entidades negativas se sentem incomodadas e enfraquecem, porque ao nosso corpo chega energia que vem do Alto, que nos fortifica em todos os níveis. Então, elas sempre procurarão impedir a oração, insuflando-nos pensamentos de rejeição em relação à mesma, confundindo nossa mente ou inclusive agindo sobre a musculatura de nossa boca no momento de orar.

De fato, um signo claro de que estamos possuídos ou de que perto de nós há algum espírito nos influenciando consiste em que, no momento de orar em voz alta, sentimos que fica difícil vocalizar as palavras da oração e que não conseguimos nos concentrar. Quando estamos livres, pronunciamos as palavras sem dificuldade, de forma leve e clara, sentimos a língua ágil, podendo nos concentrar com facilidade.

Neste caso, é preciso recorrer a alguma das orações de proteção apresentadas a seguir, principalmente aquela que coloca sobre nós um manto energético de proteção (10.4.1.): caso comecemos a recitá-la e sintamos que nos custa vocalizar, é preciso insistir na repetição. Conforme formos repetindo, nos chegará mais energia desde o Alto e gradualmente conseguiremos pronunciá-la melhor, além de sentirmos que o mal-estar vai desaparecendo.

O que isto significa? Significa que conforme fomos orando e recebendo energia, o ser ou seres espirituais que estavam nos incomodando se afastaram ou ficaram quietos e enfraquecidos. Caso tenhamos recitado a parte da oração que pede aos seres angélicos que levem os espíritos embora, isto também pode ter acontecido.

Esta é a chave para determinar se um sintoma ou mal-estar é de natureza espiritual ou não: se ele é, através da oração é reduzido ou eliminado; no caso contrário, não.

Vale ressaltar que é muito perigoso falar diretamente com os espíritos inferiores e muito mais perigoso ainda insultá-los ou desafiá-los, já que isso significa que estamos lhes concedendo espaço para que nos manipulem e nos desequilibrem ainda mais, favorecendo que nos alteremos emocionalmente e desse modo, ficando fracos e à mercê deles. Em relação às entidades, nada podemos fazer sem a energia que vem do Alto. O papel ativo real da pessoa consiste em reconhecer que precisa da ajuda de Deus e em pedi-la, e  empregar, além disso, todos os recursos que oferece sua mente (força de vontade, estudo, corajem, amor etc.) para rejeitá-los.

No entanto, pode acontecer que a pessoa consolide uma espécie de “pacto” inconsciente de tolerância com os mesmos. Algumas causas básicas podem ser:

1. O sentimento de solidão: eles, apesar de produzir uma vida de terríveis aflições à pessoa influenciada, podem aliviá-lo.

2. O medo de ser um indivíduo livre.

3. O medo de assumir a responsabilidade dos próprios atos, de ser realmente dono da própria mente.

 


8.4. Orações de ajuda e proteção
 

A seguir, uma série de orações para situações específicas. Sugere-se ao leitor que escolha apenas aquelas que o coração lhe peça. Além disso, caso considere necessário, podem ser mudadas para a sua adaptação à própria situação pessoal, ou o leitor pode inclusive tomar apenas a ideia que lhe interesse e criar as suas próprias orações.

O importante é insistirmos em escutar o coração, onde sentimos as mensagens de nosso ser espiritual, que está sempre em comunicação direta com o Senhor.

Nota: Estas orações foram escritas pela exorcista espanhola María Ángeles Bertolín, com exceção da oração 8.4.5.

 


8.4.1. Oração do manto de proteção
 

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, colocai um manto sobre mim que me cubra da cabeça aos pés e que me proteja de todo o mal.

Também peço que com Vossa luz puríssima e eterna guieis os espíritos que vagam pela terra e que vossos anjos os encaminhem ao lugar que lhes tenhais destinado.

Amém.


Comentário:

É a oração de proteção contra entidades negativas mais simples e importante. Quando recebemos uma agressão espiritual, nossas defensas naturais estão enfraquecidas e, através desta oração, a Trindade coloca sobre nós um “manto” de energia protetora que enfraquece e repele as entidades.

Sugere-se recitar os dois parágrafos, mesmo sendo uma situação emergencial, na qual sintamos um assalto espiritual violento e que por isso produza um estado de forte instabilidade mental (tontura, estresse, medo etc.) podemos limitar-nos a ir recitando apenas o primeiro, até que sintamos que as nossas forças e equilíbrio foram restabelecidos e o ataque terminou.

Indica-se memorizar esta oração, pois em um assalto súbito, que nos pega desprevenidos e no qual somos desequilibrados rapidamente, podemos não conseguir concentrar-nos para criar, na hora, uma oração espontânea adequada. Neste caso, é especialmente útil que a oração esteja bem gravada na memória para que possa vir à nossa mente de forma rápida e automática, como movimento instantâneo de defesa.



8.4.2. Oração noturna 1
 

Que os anjos de luz iluminem o meu sono e protejam o meu corpo todo o tempo em que a minha alma estiver elevada dele. Dai-me a ajuda necessária, oh anjos do céu, peço-lhes isto em nome de Deus Todo Poderoso, de seu filho Jesus Cristo e pelo poder de seu Santo Espírito.

Também peço que através deste descanso me orienteis sobre os problemas que tive neste dia, guiando-me e dando-me o conhecimento suficiente para conseguir solucioná-los.

Peço-te, Senhor, que durante o repouso obtenha um descanso prazeroso e um sono feliz.

Amém.


Comentário:

Esta oração pode ser recitada antes de dormir para evitar pesadelos e assaltos produzidos por entidades negativas durante o sono. A primeira linha faz referência à ideia de que, enquanto dormimos a alma sai do corpo para visitar lugares que precisa e mantém sua conexão com o corpo físico através do cordão de prata. Nestes momentos, o corpo fica mais vulnerável perante os espíritos, por isso a utilidade desta oração.

A seguir, oferecemos dois modelos mais de oração noturna, para que sejam escolhidas livremente de acordo com o desejo do leitor.



8.4.3. Oração noturna 2
 

Senhor e Pai Nosso, peço-te que me concedas a graça de que nunca mais nenhuma alma em pena ou espírito das trevas possa entrar em mim.

Também peço que tua luz puríssima e eterna me guie nesta vida e na vida vindoura. Peço isto em nome de nosso senhor Jesus Cristo e que assim me seja concedido, se for pela tua santa vontade.

Em teu nome, rezo um Pai Nosso para todas aquelas almas em pena e todos aqueles espíritos de trevas que se encontram perdidos sem luz. Peço que sejam conduzidos e guiados para o caminho da verdade, da luz e do bem.

(Aqui pode ser manifestado um pedido pessoal e depois rezar o Pai Nosso)

 

8.4.4. Oração noturna 3: pedir proteção para as crianças
 

Em nome de teu filho Jesus Cristo, eu te peço, Senhor, que protejas o repouso de (dizer o nome da criança) de todo pesadelo, que teus anjos de luz estejam com ele, que teu Espírito Santo o ilumine e proteja durante toda a noite, dando a ele tua luz espiritual e afastando tudo aquilo que possa perturbar a paz de seu sono.

Peço isto em teu Santo Nome e em nome do teu filho Jesus Cristo e que assim seja concedido a mim se for pela Vossa santa vontade.

Amém.


Comentário: Caso seja de nosso interesse, podemos pedir para nós mesmos também.

 


8.4.5. Oração contra espíritos, magia e energia mental negativa
 

Pai, Filho e Espírito Santo, eu vos peço que encaminheis qualquer espírito que esteja me fazendo mal ao lugar que lhe corresponda de acordo com vossa vontade. Também peço que me livreis de toda energia mental ou fio de magia dirigidos contra mim e contra minha moradia e que elimineis qualquer sequela que estas influências possam ter deixado no meu ser.

 

Se algum praticante de iniquidade espiritual estiver me agredindo, fazei também que seja confrontado com vosso poder e glória e que por isso entenda que nunca mais deve fazê-lo, permiti que alcance a paz e sarai-o de todas as suas dores.

 

Por fim, peço vós que, se for para o bem maior da minha alma, fique protegido/a para sempre destes males.

Amém.



8.4.6. Oração para a limpeza de sequelas espirituais
 

Conservai, Senhor, a calma da minha alma, limpai a minha mente de toda negatividade, eliminai de mim todo esse sofrimento que eu tenho e que o teu amor inunde todas e cada uma das zonas da minha mente e do meu ser. Protegei-me de todo mal com a tua luz puríssima e eterna e que assim me seja concedido pelo santo nome do teu filho Jesus Cristo e pelo poder do teu Santo Espírito.

Amém.



8.4.7. Oração de ajuda para a superação de provações
 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Senhor, eu te peço que o teu amor por mim seja como aquele que me fizeste sentir pelas coisas mais belas que me deste nesta vida. Sinto em meu interior, que é fruto do teu amor pela humanidade o amor que nos presenteias continuamente.

Amai-me, Senhor, e protegei-me com teu manto de tudo aquilo que possa perturbar-me, pois em ocasiões me sinto perdido em um mundo de trevas.

Ajudai-me a superar as provações nas quais eu me vejo submetido diariamente. Que o teu amor esteja comigo durante todos os dias de minha vida.
 
Amém.

 


8.4.8. Oração de proteção contra pensamentos ou vozes produzidas por entidades negativas
 

Peço-te, Senhor, que apartes de mim qualquer pensamento ou voz negativa que queira perturbar-me. Limpai minha mente com tua luz puríssima e eterna de qualquer influência negativa. Peço-te, pelo santo nome do teu filho Jesus Cristo pelo teu Santo Espírito, que apartes de mim tudo aquilo que possa manipular minha mente, dando-me a força suficiente para defender-me de todo o mal.

Amém.



8.4.9. Oração para ver a verdadeira forma de uma entidade materializada
 

Senhor, eu te peço em nome do teu filho Jesus Cristo e pelo poder do teu Santo Espírito, que quebres esta projeção mental que tenho diante de mim e que possa ver quem é e a forma que tinha quando vivia na terra. Que assim me seja concedido, se for pela tua santa vontade.

Amém.



8.4.10. Oração de proteção para defender-nos de pessoas manipuladas por entidades negativas
 

Senhor proteja-me de todo mal e fazei com que esta pessoa obedeça a voz de teu Espírito. Desarmai e eliminai àqueles que a atormentam e a põem contra mim. Fazei com que se retirem em paz e curai de todos seus males.

Amém.


Comentário:

Esta oração é útil em qualquer situação onde sejamos agredidos por outras pessoas, as quais podem estar sendo dirigidas por entidades para nos fazer mal. Pode ser utilizada no ambiente de trabalho, no caso de ser assaltados por um ladrão, se formos objeto de perseguição de alguma pessoa obsessiva ou perturbada etc.

 


8.4.11. Oração para eliminar nosso pensamento negativo
 

Peço-te, Senhor, que limpes a minha mente de todo mal pensamento, aportando nela ideias de amor e positividade em relação às outras pessoas. Peço isto em nome do teu filho Jesus Cristo e pelo teu Santo Espírito.

Amém.



8.4.12. Oração dos apaixonados para Maria
 

Mãe Nossa, em teu nome unimos nossos corações. Queremos que presidas nosso amor, que defendas, conserves e aumentes a nossa ilusão. Tire de nosso caminho qualquer obstáculo que faça nascer a sombra ou as dúvidas entre nos dois, afastai-nos do egoísmo que paralisa o verdadeiro amor e livrai-nos da leviandade que coloca em perigo a graça de nossas almas. Fazei que, abrindo nossas almas, mereçamos a maravilha de encontrar a Deus um no outro e que nosso trabalho seja ajuda e estímulo para alcançá-lo plenamente. Conservai a saúde de nossos corpos, resolvei nossas necessidades materiais, fazei com que o sonho de um novo lar e de filhos nascidos de nosso amor e de nossos corpos, seja realidade e caminho que nos leve retamente a teu Coração.

Amém.

8.4.13. Orações pedindo proteção espiritual para outras pessoas

 

Caso oremos pedindo proteção para outra pessoa, os espíritos que estiverem com ela não vão gostar e farão o possível para evitá-lo, procurando alguma maneira de nos agredir. Inclusive pode acontecer que a deixem para ficar conosco. Para que isso não aconteça, é de vital importância que no momento de pedir proteção para outros peçamos também para nós mesmos.

 

Por exemplo, na oração do manto:

 

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, colocai um manto sobre “nome da pessoa” e sobre mim que nos cubra da cabeça aos pés e que nos proteja de todo o mal.

 

Também peço que com Vossa luz puríssima e eterna guieis os espíritos que vagam pela terra e que vossos anjos os encaminhem ao lugar que lhes tenhais destinado.

 

Amém.

 

Pode ser mencionado diretamente o nome da pessoa ou usar expressões do tipo “colocai um manto sobre os aqui presentes”, “colocai um manto sobre todos os presentes nesta sala” etc. Trata-se de ser o mais específico possível.

8.1
8.2
8.3
8.4
8.4.1
8.4.2
8.4.3
8.4.4
8.4.5
8.4.6
8.4.7
8.4.8
8.4.9
8.4.10
8.4.11
8.4.12
8.4.13
bottom of page