top of page

13. A BÊNÇÃO

Abençoar um objeto ou um ser vivo não é outra cosa que pedir a Deus que o impregne com sua energia elevada, de modo que o mesmo entra em um estado de vibração espiritual mais alto e fica mais bem protegido contra as influências energéticas negativas. Assim, qualquer coisa ou ser animado pode receber uma bênção e qualquer pessoa pode pedi-la, para si ou para outras.
 


13.1. A água benta
 

A água pode ser abençoada, na prática, por qualquer pessoa. Ainda que, caso você seja católico e sinta escrúpulos diante da ideia de fazê-lo, pode pedir que um padre de sua confiança a abençoe.

Por que utilizá-la? Bem, a água tem a propriedade de ser um sensibilíssimo receptor de energia mental e espiritual, de modo que resulta muito útil para abençoar pessoas, coisas e ambientes.

Tradicionalmente, é utilizada na casa para abençoar espaços mediante sua aspersão e também há quem simplesmente gosta de mantê-la em recipientes, pela sua irradiação de energia espiritual sanadora.

Além disso, admite uma primeira diluição. Isto é, que se, por exemplo, forem jogadas umas gotas dela em um recipiente com água comum, essa água comum ficará abençoada também.



13.2. Oração para abençoar a água
 

É a seguinte:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, esta água fica abençoada.

Amém.


Comentário:

Ao pronunciar cada pessoa da Trindade, se faz uma cruz latina ou um cristograma iota chi no ar com a mão (como fazem os sacerdotes quando abençoam) apontando ao recipiente onde a água estiver.

Concordando com a ideia exposta ao início da epígrafe 13., esta fórmula de bênção pode ser aplicada para qualquer coisa, pessoa, animal, planta ou espaço.

13.3. Uso do cristograma iota chi (ix) nas bênçãos

 

O cristograma iota chi é um símbolo que combina as duas letras iniciais do nome de Jesus Cristo em grego "Iesous Xhristós" (I: Iota. X: Chi). Foi criado pelos primeiros cristãos e seu uso não representa nenhum tipo de conflito doutrinal em nenhuma das muitas confissões cristãs. Ele está associado ao Cristo ressuscitado, o Pantokrator (isto é, Jesus mostrando seu verdadeiro poder como Senhor do Universo) e é usado em bênçãos e sessões de liberação espiritual com a mesma eficácia do que a cruz latina.

 

De acordo com nossa experiência, há pessoas que descobrem ou conservam a fé no Deus bíblico, mas não se sentem à vontade recorrendo ao símbolo da cruz latina. O cristograma iota chi pode ser uma alternativa totalmente válida para ser usada em bênçãos.

 

Segue a sua representação gráfica:

12.1
12.2
13.3
iota.png

Para desenhá-lo no ar com a mão, você pode desenhar primeiro a linha vertical de cima para baixo e, em seguida, não importa a ordem em que as outras duas serão desenhadas.

bottom of page