top of page

1. APRESENTAÇÃO

Este trabalho está dirigido àquelas pessoas que sofrem experiências negativas relacionadas ao mundo espiritual ou que pelo menos estejam abertas para explorar a possibilidade de que assim seja. Por um lado e na medida do possível, busca oferecer definições simples dos principais objetos da vida espiritual e do outro, descrever suas situações conflituosas e algumas maneiras de enfrentá-las adequadamente. Ele está, sim, dirigido à pessoa de fé (com independência de que tenha vínculos ou não com um grupo religioso ou de qual ele for), mas também à agnóstica e à cética que não compreendem e querem compreender.

O texto oferece informações para eliminar ou, pelo menos, atenuar a dolorosa ação dos chamados seres espirituais negativos, partindo da base de que o caminho para fazer isso é o contacto com a Divindade. Qualquer pessoa que se aproxime destas questões sem levá-la em consideração, está condenada a ser uma vítima indefesa de tais seres, já que pelo fato do problema ser de natureza espiritual, vem apenas de Deus a energia e o conhecimento necessários para resolvê-lo.

O autor está ciente de que a ideia de considerar Deus produzirá uma rejeição inicial em muitos leitores, principalmente por causa das experiências negativas que muitos tiveram e têm em relação à religiosidade, mas esta ideia será devidamente justificada ao longo do estudo. Também é preciso adiantar que o tipo de visão de Deus aqui oferecida, é proveniente essencialmente da cultura cristã. Porém, procura-se oferecer uma experiência do Espírito Divino não debilitante, não subjugante (nem de forma explícita nem de forma sutil), procurando manter sempre presente o sentido crítico e que o intelecto, a emocionalidade e a alma trabalhem juntos.       

Por outro lado, é muito necessário abordar, já de entrada, outra dúvida importante: Como pode o leitor profano saber que este texto não é apenas mais um delírio dentre tantos que podemos ver circulando por aí? Simplesmente, porque o conhecimento espiritual resolve toda uma multidão de problemas e doenças que a medicina, por exemplo, não alcança resolver. Os conteúdos que aqui seguem, são eminentemente práticos. Quem queira colocá-los à prova, deve apenas observar a máxima crística “Pelos frutos vos conhecereis”.




 

bottom of page