10. ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA EVITAR OU MITIGAR A INFLUÊNCIA DE ESPÍRITOS NEGATIVOS
1. Buscar manter sempre, na medida do possível, a harmonia física, psíquica e espiritual.
2. Não perder nunca a esperança, por mais grave que seja o problema.
3. Não blasfemar.
4. Amar o próximo, tentar evitar as paixões negativas (ódio, inveja, cobiça...) e, é claro, qualquer ação que prejudique os outros.
5. Ajudar quem precise de nós.
6. Praticar algum esporte, para fortalecer-nos fisicamente.
7. Não abusar do álcool, nem consumir drogas. Como já foi comentado na epígrafe 2.3. Aura e áurea, tudo aquilo que nos deteriora fisicamente, também produz um impacto negativo sobre o plano mental e espiritual.
8. Não acreditar que alguém pode fazer magia negra contra nós. Isto é debilitante e deixa a pessoa vulnerável perante as entidades.
9. Evitar radicalmente a ouija, os rituais de magia e as sessões de espiritismo, seja qual for a técnica utilizada.
10. Evitar rituais com velas. Quando é realizado qualquer tipo de ritual mágico ou religioso em que velas são acesas, isto funciona para as entidades negativas como um chamado simbólico, é como um farol que se acende na escuridão e que os atrai, mesmo quando nossas intenções são boas. Médiuns cristãos afirmam que isto apenas pode ser praticado sem perigo se a vela for acesa dentro de uma igreja e a oração for dirigida aos santos, a Deus Pai, ao Filho, ao Espírito Santo ou a Maria. No entanto, sugerimos, neste estudo, por simples prudência, que o uso de velas seja reduzido à sua função utilitária dentro da vida quotidiana. Assim, não há nenhum problema se, por exemplo, as acendemos porque sofremos uma queda da luz elétrica em casa ou queremos usá-las para um jantar romântico etc. Existe perigo espiritual quando associamos oração e velas, rituais mágicos e velas, e também é preciso pensar que, no final das contas, para obter uma boa comunicação com Deus, elas não são em absoluto necessárias.
11. Rezar orações de proteção.
12. Ter fé em Deus e em si mesmo.
13. Como já foi mencionado, as entidades negativas não podem ser desafiadas, nem insultadas, nem devemos sequer sentir ódio por elas, pois fazendo isso nos enfraquecemos e ficamos sob o seu domínio. Bastando apenas dirigir a oração a Deus, para que ele leve-os embora ou nos dê os meios para proteger-nos.
14. Evitar a autoindução ou que nos induzam estados de transe, mediante qualquer meio. Este estado mental também relaxa demais nossas defensas energéticas, facilitando a possessão.
15. Cultivar a espiritualidade. É preciso levar em conta que quem tenha se dedicado apenas a adquirir conhecimento sobre os aspectos materiais desta vida, uma vez que desencarne se verá com as mãos vazias, pois no outro mundo, que é imaterial, não precisamos de nada relacionado com o mundo terreno. Será útil, sim, tudo aquilo relacionado às questões da alma.
Observações:
Quando as entidades negativas nos veem fortes na fé, não nos atacam, mantendo-se a distância de nós, mas podem ficar aguardando que tenhamos um momento de fraqueza para fazê-lo. Caso isto aconteça, nossa única defesa está nas orações de proteção.
Seguir estas orientações reduz muito as possibilidades de ser possuído ou influenciado, pois lembremos que tudo aquilo que significa agir e vibrar no amor nos fortifica e que, em contrapartida, tudo aquilo que é vibrar nas paixões negativas diminui nossa energia vital e nos deixa mais susceptíveis de sermos vítimas destes seres.